Dieta dos 21 Dias

Plantas Que Curam

Jaboticabeira

Myrtus cauliflora

Essa pequenina fruta tropical brasileira tem surpreendido os pesquisadores devido as suas propriedades medicinais e estéticas, desde o colágeno para a redução das rugas até substâncias que podem ajudar no tratamento do câncer.

Descrição: Da família das Myrtaceae, também conhecida como jabuticaba, jaboticaba, jaboticabeira, jabuticaba-açu, jabuticaba-do-mato, jabuticaba-paulista, jabuticaba-sabará, jabuticabeira.

Árvore ou arbusto de altura média, folhas lustrosas, avermelhadas quando jovens, que passam a verde. Flores brancas, frutos redondos, negros, brilhantes, de paladar muito agradável que cresce grudada aos troncos e ramos da jabuticabeira.

Habitat: Esta fruta silvestre é típica da Mata Atlântica.

Propriedades medicinais da Jaboticab

Adstringente, nutritiva.

Benefícios da Jaboticaba.

Asma, deficiência vitamínica, diarreia, inflamação, inflamação da pele, ajuda na queima de gordura e no bom funcionamento do sistema nervoso central. A fruta é rica em antocianinas, um tipo potente de antioxidante que atua na eliminação de moléculas instáveis de radicais livres, ou seja, é ótima para prevenir rugas.

Princípios Ativos

Rica em sais minerais, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B3, potássio, magnésio, niacina e antocianinas. Possui as antocianidinas, substâncias que protegem as células.

Modo de usar: 15 gramas para um copo de água fervente. Na culinária para a fabricação de doces, sucos, geleias, licores e até mesmo vinho.

Contra Indicações

Os diabéticos devem tomar cuidado, pois contém bastante açúcar. Pessoas com excesso de peso devem consumir com moderação.

A Jaboticaba e a cura do câncer.

Estudo realizados pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) , encontrou evidências que que o consumo da Jaboticaba, pode prevenir o câncer de próstata e a leucemia. O estudo realizado com ratos visa desenvolver terapia com a fruta para auxiliar no tratamento dessas doenças.

O Estudo é coordenado por Mário Roberto Maróstica Junior, pesquisador da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. Esse acredita que a fruta possua propriedades que combatem a produção de células cancerígenas, e sua casca é rica em compostos fenólicos, que dão a tonalidade escura à fruta e atuam diretamente em duas etapas do desenvolvimento de células do câncer.

"A propriedade antioxidante da jabuticaba combate os radicais livres responsáveis pela primeira etapa da multiplicação das células, a chamada primeira fase. Já na segunda, as substâncias da fruta inibem a ação de enzinas que acabam por gerar as células anômalas" é o que dizem os estudos.

Talvês isso possa lhê interessar:

VEJA ESSE EXCELÊNTE ARTIGO DE GUILHERME COUTINHO - SOBRE OS BENEFÍCIOS DA JABOTICABA PARA A SAÚDE E PARA A BELEZA.

Bibliografia:

BRUNO, Ernani Silva - Equipamentos, usos e costumes da casa brasileira: Alimentação - EdUSP, 2000.

CAVALCANTI, Rogério. Fitodontologia - 1. Edição, Rio Branco/AC, Clube dos Autores, 2013. Página 171.

SEABRA, Julio, Inglez Souza, Aristeu Mendes Peixoto, Francisco Ferraz de Toledo - Enciclopédia agrícola brasileira: I-M - EdUSP, 1995. Página 128.

MACEDO, Joaquim Manuel de - Noções de corographia do Brasil - Rio de Janeiro, Typ. Franco-Americana, 1873

Ouça ou compre boas músicas nos serviços de abaixo:

Ouça boas músicas na Amazon Compre boas músicas na Apple Music OUça boas músicas no Deezer Ouça boas músicas no Google Play ImmubOuça músicas alternativas no Palco MP3 Ouça artístas alternativos no SounCloud Ouça Boas Músicas no Spotfy Ouça Rádios no Tunein Ouça Tudo no Youtube


Copyright © 2018-2019 @ Heitich Media Digital

318 798