Uma fruta asiática muito consumida como alimento e fonte de receitas culinárias, com grandes benefícios a saúde, excelente fonte de Vitaminas, minerais e fibras.
Descrição: Planta da família das Myrtaceae, também conhecida como jambo-rosa, jambo-vermelho e eugenia.
Essa árvore é uma das mais floridas do trópicos e é da mesma família da goiabeira, a pitangueira, o jamelão, a jabuticaba e o eucalipto.
O seu fruto é chamado jambo, trata-se de uma drupa piriforme (em forma de pera), com casca com cor variando de vermelho a roxo, polpa consistente e branca, adocicada e levemente ácida, e uma semente de formato esférico, ou duas hemisféricas, no seu interior. As folhas são grandes, compridas e brilhantes. As flores são vermelhas e com numerosos estames.
Origem: A espécie é nativa de alguma região entre o continente asiático e a Melanésia.
História: Foi introduzida na África e nas Américas. No Brasil, cresce no Norte, no Nordeste e nas regiões quentes do Sudeste.
Propriedades medicinais: adstringente, antibacteriana, antiviral, diurética, estomáquica.
Indicações: catarro nos pulmões, diabete, diarreia, disenteria, enxaqueca, fungo, gases, herpes simples (Vírus-1 e 2 e o Vesicular Stomatitis Vírus), leucorreia, queimadura, tosse.
Princípios Ativo: flavonóides e taninos
Informações Nutricionais:
A polpa contém 28% [6] ou 85% de umidade, e 56 calorias por 100 g.
A casca é rica em fibras (9%), vitamina C (293 mg por 100 g) e antocianinas (301 mg por 100 g).
_Frutas comestíveis da Amazônia - Falangola, 1976.
CORRÊA, Myrna Freitas., Dicionário de Gastronomia - 1. Edição, São Paulo, Matrix Editora.-, 2016.
SEABRA, Julio, Inglez Souza, Aristeu Mendes Peixoto, Francisco Ferraz de Toledo - Enciclopédia agrícola brasileira: I-M - EdUSP, 1995
Ouça ou compre boas músicas nos serviços de abaixo:
318 798