Dieta dos 21 Dias

Plantas Que Curam

Jambolão

Eugenia jambolana

Descrição: Planta da família das Mirtáceas, també conhecido como jamelão, jalão, jambú, jambuí, azeitona-do-nordeste.

Árvore de até 10 metros de altura de copa ampla, muito ramificada. Folhas lisas e brilhantes. Flores creme ou brancas. Pode chegar aos 10 metros de altura em sua maturidade e produz frutos com um formato semelhante ao das azeitonas cor roxo avermelhada, quase negra.

Partes Utilizadas: casca, flores e sementes

Origem: Índia, tendo se adaptado bem ao Brasil, especialmente à região nordeste.

História: Segundo a tradição hindu, o deus Rama alimentou-se somente desta fruta na floresta por 14 anos durante o seu exílio de Ayodhya. Devido a isto, muitos hindus denominam o jamelão como o "fruto dos deuses".Krishna e deuses da mitologia hindu foram descritos como tendo a pele da cor do jamelão

Propriedades: antibacteriana, antidisentérica, anti-hemorrágica (casca) e antidiabética.

Indicações:

O Cancer: As antocianinas, substâncias presentes na fruta por causa de sua cor roxa, combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce das células, mantendo a saúde de todo o organismo.

Segundo Daniella Dias, antocianinas também tem uma função muito importante: matar células leucêmicas, baseado na investigação dos efeitos do extrato de jambolão, que levou à morte cerca de 90% das células leucêmicas, em paralelo, foram testadas as aplicações em células sadias e a morte dessas não passou de 20%.

Outro fitoquímico presente no fruto é utilizado para proteger a saúde, como o polifenol, prevenir e tratar as doenças crônicas e não transmissíveis, como as doenças cardiovasculare,. possivelmente pelo aumento de consumo de compostos antioxidantes, que protegem nosso organismo dos carcinogênicos que entram em contato diariamente com nosso corpo, podendo causar a mutação de nossas células.

A Diabetes: Os registros de que o uso do jambolão para controlar a glicemia é antigo, antes mesmo da descoberta da insulina e que muitas pessoas o utilizem para este fim, seja a fruta ou a casca e as folhas, em chá. Estudos mostraram os efeitos do jambolão no metabolismo da glicose e mostram a eficácia da planta em ratos diabéticos, mas, em se tratando dos efeitos em humanos, o extrato e o chá não parecem ter eficiência comprovada.

Portanto seu uso no tratamento de diabetes não é indicado de forma isolada, pois pode ser prejudicial. Embora existam relatos isolados de casos de tratamento de diabetes com o jambolão, como relata o senhor Amiltom Coitinho em seu site, nos comentários do site existem relatos de outros casos. Lembrando que esses casos não são oficiais, e foram conduzidos pela responsabilidade e empirísmo das pessoas que o empregaram.

Princípios Ativos: antocianinas, polifenol, eugenol, jambosina, antimelina, limoneno, cariofileno, homuleno, ácido gálico e taninos .

Modo de usar: o fruto costuma ser consumida in natura, mas também pode ser usada em compotas, doces, licores, vinho, vinagre, geléias, tortas

Bibliografia:

CAMPOS, Daniela Dias Palombino de., Extração, Purificação e Isolamento de Antocianinas de Jambolão (Syzygium cuminii) e Avaliação dos seus Efeitos Biológicos - 2006 - BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE QUÍMICA, UNICAMPI.

NEGRI, Giuseppina - Diabetes melito: plantas e princípios ativos naturais hipoglicemiantes - Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, São Paulo – SP.

Ouça ou compre boas músicas nos serviços de abaixo:

Ouça boas músicas na Amazon Compre boas músicas na Apple Music OUça boas músicas no Deezer Ouça boas músicas no Google Play ImmubOuça músicas alternativas no Palco MP3 Ouça artístas alternativos no SounCloud Ouça Boas Músicas no Spotfy Ouça Rádios no Tunein Ouça Tudo no Youtube


Copyright © 2018-2019 @ Heitich Media Digital

318 798