Dieta dos 21 Dias

Plantas Que Curam

Janaúba

Himatanthus drasticus

Essa planta possui um latex muito tóxico, mais por outra lado com grandes propriedades anti-inflamatórias, sendo utilizada como remédio para problemas nas articulações.

Descrição: Planta da família das Apocynaceae, também conhecida como janaguba, janaúba, dona-joana, raivosa, jasmim-manga, sabeuuna, tiborna, sucuúba, sucuúba-da-Amazônia, angélica da mata e banana de papagaio, em algumas regiões do Brasil é conehcida como agoniada.

Árvore de pequeno porte, que pod e atingir até 20 metros de altura, possuidora de folhas obovadas, oblongas e acuminadas, flores alvas em corimbos terminais e folículos corniculados com sementes aladas.

Parte utilizada: casca, látex.

Origem: Brasil, no estado da Bahia, presente desde as Guianas até a Bahia.

Princípios Ativos: açúcares, glicosídio iridóide plumieride, triterpenóides, depsídeos, terpenos, e óleos essenciais..

Propriedades medicinais: antifebrífico, anti-inflamatório, cicatrizante, estimulante do sistema imunológico, vermicida.

Indicações: vermes intestinais, febre, regras irregulares, infertilidade feminina, úlcera gástrica, câncer de pulmão, câncer linfático, luxação de articulação, machucaduras, herpes.

Modo de usar:

O leite da Janaúba é um composto do latex com a decocção da casca, pode ser tomado em uma xícara três vezes ao dia.

Apesar das inúmeras notícias de curas, não há conhecimento público da realização de ensaios clínicos para comprovação ou negação da eficácia e segurança terapêutica desta preparação.

A obtenção do "leite de janaúba" é feita retirando-se 10x30 cm de casca do tronco, e aparando-se o látex com auxílio de uma colher com água. Vai-se colocando em uma garrafa de um litro até que a mistura látex+água, resulte em uma sedimentação esbranquiçada com cerca de 1/4 a 1/3 da garrafa, com um sobrenadante róseo.

A mistura deve ser mantida em ambiente bem frio. - Há falsificadores que vendem leite de mangabeira (Hancornia speciosa Gomes) como sendo "leite de janaúba".

Bibliografia:

_Boletim de Botânica, Volumes 20-21 - Editora Referência Ltda., 2002

_Cerrado: ambiente e flora., Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados, Ministério da Agricultura e do Abastecimento, 1998

CAVALCANTE, Rogério., Manoel Urbano, Ontem e Hoje - 2. Edição, Ro Branco, Clube de Autores, 2014. Página 247.

CAVALCANTI, Rogério. Plantas da Amazônia -2. Edição, Rio Branco/AC, Clube dos Autores, 2007. Página 219.

LORENZI, Harri, Francisco José de Abreu Matos., Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas - Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2002. ISBN 85-867414-18-6. Página 534.

Para se aprofundar no assunto:

ANALISE TOXICOLOGICA DO LATEX DE Himatanthus drasticus (Mart.) PLUMEL – APOCYNACEAE; JANAGUBA.

SOUSA, Eliane Leite de., Avaliação da atividade antitumoral de Himatanthus drasticus ( Mart.) Plumel Apocynaceae (Janaguba).

Efeito Gastroprotetor do Látex de Himatanthus drasticus.

Ouça ou compre boas músicas nos serviços de abaixo:

Ouça boas músicas na Amazon Compre boas músicas na Apple Music OUça boas músicas no Deezer Ouça boas músicas no Google Play ImmubOuça músicas alternativas no Palco MP3 Ouça artístas alternativos no SounCloud Ouça Boas Músicas no Spotfy Ouça Rádios no Tunein Ouça Tudo no Youtube


Copyright © 2018-2019 @ Heitich Media Digital

318 798